A semente que tem uma das melhores riquezas nutricionais globais para manter a pressão arterial saudável, promover a saúde cardíaca e a perda de peso!

Quinoa é uma semente de vegetais que se tornou muito popular nos últimos anos. A popularidade da quinoa pode ser atribuída à sua riqueza global de nutrientes. Ou seja, é carregado com proteína, sem glúten, bem como um dos poucos alimentos vegetais que contêm todos os oito aminoácidos essenciais.

Os melhores benefícios de saúde e nutrição da quinoa

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo de três ou mais porções de alimentos de grãos integrais diariamente poderia reduzir as chances de desenvolver síndrome metabólica – uma condição marcada por uma combinação de obesidade abdominal, pressão alta, controle de açúcar no sangue, Baixo HDL (bom) colesterol e triglicerídeos sanguíneos elevados.

Os feijões e o trigo quando consumidos em conjunto fornecem todos os 8 aminoácidos essenciais. Além disso, a maioria dos grãos não contém os aminoácidos, como a isoleucina e a lisina. Eles devem ser consumidos juntamente com uma leguminosa para se tornar completa. Contudo, a quinoa contém todos os 8 aminoácidos que seu corpo precisa para funcionar de verdade no seu melhor.

Por outro lado, a quinoa não é apenas um grão sem glúten, mas uma semente de vegetais com pouca gordura, alta em minerais, vitaminas, fibras e nutrientes, e super alta em proteínas.

Quinoa contém uma quantidade de gordura maior do que o trigo e outras gramas. Além disso, é uma excelente fonte de ácido oleico, ou seja, uma gordura monoinsaturada saudável para o coração também presente no azeite. Além disso, a quinoa contém ácido alfa-linolênico que é ácido gordo omega-3, o que promove a boa saúde cardíaca. O que é mais importante, ao contrário da maioria das outras gorduras, todas essas gorduras benéficas presentes na quinoa não se oxidam do cozimento.
Além disso, possui quase duas vezes mais fibras que qualquer outro grão. Segundo os pesquisadores, a quinoa abunda em potentes antioxidantes que oferecem várias propriedades favoráveis ​​à saúde.

Além disso, é embalado com polifenóis e flavonóides, como a quercetina e os tipos alfa, beta e gama de vitamina E, que prolongam a sua vida útil e protegem as sementes da rancidez quando aquecidas.

É também um tipo de alimento que possui baixo índice glicêmico, de modo que ele coloca pouco estresse no açúcar no sangue. No entanto, a sua riqueza de fibras tem a capacidade de retardar a absorção de quaisquer outros açúcares do aparelho digestivo na corrente sanguínea.

Mas isso não é tudo. A quinoa também é carregada com vitaminas B, folato, potássio, magnésio, manganês, cálcio, zinco, ferro, cobre e fósforo. Portanto, o consumo regular deste alimento pode manter uma pressão arterial ideal e níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a quinoa possui poderosas substâncias antioxidantes, que podem neutralizar os radicais livres e ajudar a combater o envelhecimento e prevenir várias doenças. Ele também pode atuar como um agente antiinflamatório fantástico, de modo que previne e reduz a inflamação no corpo.

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Como usar quinoa:

  • É aconselhável lavar a pele da semente de quinoa porque tem um sabor amargo. Para este fim, você deve usar um filtro fino.
  • Em seguida, você deve misturar um copo de quinoa com 2 xícaras de água e ferver a mistura resultante.
  • Depois, cubra-o, reduza o calor e deixe esfriar por cerca de 15 minutos.
  • Coloque-o novamente uma vez que quinoa contém muita água.
  • Finalmente, coloque a quinoa  em uma panela quente e deixe-a por mais 15 minutos. Desta forma, você pode preparar quinoa fofa e leve, em vez de quinoa molhada e aguda.

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Fonte: bembu.com

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